quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

TESTE 01 - ZOOLOGIA.

01. (UDESC) “Moluscos são animais do Filo Mollusca, do latim molluscus significa “mole”, portanto molusco é um animal de corpo mole que pode ser recoberto por uma concha ou não, apresenta uma simetria bilateral e, em idade adulta, um corpo não segmentado.”

Fonte: RUPPERT & BARNES, 2005).

Analise as proposições em relação aos moluscos, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) As lesmas são cefalópodes com o corpo constituído por manto, pé e cabeça com um par de tentáculos ópticos e um par de tentáculos sensoriais. São adaptadas ao ambiente terrestre e possuem respiração cutânea.

( ) As ostras do mangue são bivalves marinhos com respiração branquial e filtradores, que se alimentam principalmente de fitoplâncton.

( ) Os polvos são cefalópodes marinhos, sem presença de concha e apresentam respiração branquial.

( ) Os caramujos possuem concha em espiral, com voltas ou giros no mesmo plano, esses gastrópodes terrestres apresentam respiração pulmonar.

( ) Os mexilhões são gastrópodes sésseis que vivem fixos pelo bisso às rochas costeiras e têm o hábito alimentar herbívoro raspador de algas.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

a) V – V – V – F – V.

b) F – V – V – V – V.

c) F – V – V – V – F.

d) V – F – F – F – V.

e) F – V – F – V – F.

02. (Unisinos)



Indivíduo de dragão-azul (Glaucus sp.)

Disponível em: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/cf/45/e4/cf45e469182d7b636fbfd77b35568a0c.jpg.

Acesso em 29 abr. 2017.

No último verão, o aparecimento do dragão-azul (Glaucus sp.) no litoral gaúcho impressionou, e até assustou, alguns veranistas. Embora o animal não produza toxinas, ele se alimenta de pequenos cnidários flutuantes (Velella velella e Porpita porpita) sem ser afetado por suas estruturas urticantes, que ficam armazenadas em seu corpo. Entretanto, o dragão-azul não oferece sérios riscos de acidentes com humanos. Este animal é um molusco pequeno, com dimensões de 3 a 4 cm de comprimento, pertencente ao grupo das lesmas-do-mar (nudibrânquios). Sobre os moluscos, considere as proposições a seguir.

I. Os moluscos possuem sistema excretor formado por metanefrídeos.

II. O sistema respiratório dos moluscos pode ser pulmonar, cutâneo ou branquial.

III. Os moluscos podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada.

Sobre as proposições acima, é correto afirmar que:

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas I e II estão corretas.

d) apenas I e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

03. (UENP) Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, os grupos de mamíferos que apresentam, cada um, as seguintes características: são ovíparos, têm marsúpio e têm placenta.

a) Eutheria; Metatheria; Prototheria.

b) Metatheria; Eutheria; Prototheria.

c) Metatheria; Prototheria; Eutheria.

d) Prototheria; Eutheria; Metatheria.

e) Prototheria; Metatheria; Eutheria.

04. (UFSC) Os suínos representam uma importante fonte de renda em pequenas propriedades de Santa Catarina e Paraná. Sobre esses animais são feitas as seguintes afirmativas.

I. Assim como o homem, possuem coração com quatro cavidades.

II. Em seu sistema digestivo existem as estruturas de papo e moela.

III. Assim como as aves, são animais homeotermos, ou seja, possuem temperatura corporal constante.

IV. As fêmeas só produzem no máximo dois filhotes por gestação.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

c) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

d) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

05. (UEPG) Os animais habitam os mais diversos ambientes e possuem as mais variadas formas, sendo que cada espécie animal tem sua estratégia para viver em equilíbrio com o meio. Analise as afirmações abaixo e assinale o que for correto.

01. Os moluscos e anelídeos apresentam sistema circulatório aberto, adequado para o tipo de vida destes animais. O sangue circula dentro dos vasos, sob alta pressão, retornando ao coração de forma rápida.

02. Em insetos, as traqueias são estruturas adaptadas à respiração aérea. Trata-se de invaginações muito ramificadas da parede do corpo e que terminam próximo às células. As trocas gasosas ocorrem diretamente entre as células e as traqueias.

04. O esqueleto hidrostático ocorre, principalmente, em animais com cavidades corpóreas amplas, como os anelídeos. Quando o músculo de uma região do corpo se contrai, cria-se uma pressão hidrostática no líquido contido na cavidade corporal e essa pressão é transmitida em todas as direções, modificando o corpo do animal.

08. Os poríferos e cnidários desenvolveram estruturas especiais para eliminar suas excretas e realizar a osmorregulação. São redes de túbulos que percorrem o corpo do animal e apresentam, na extremidade das ramificações, células especializadas denominadas de células-flama.

Soma das alternativas corretas:

06. (UFRGS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, relativas às características dos organismos da classe Mammalia.

( ) Um único osso na mandíbula inferior.

( ) Membrana muscular que separa o tórax do abdômen.

( ) Epiderme espessa e queratinizada.

( ) Ácido úrico como principal produto de excreção.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – V – F – V.

b) F – F – V – V.

c) V – V – F – F.

d) F – V – F – F.

e) F – F – V – F.

07. (UEPG) Abaixo está representada a morfologia externa de uma aranha. Analise as afirmações e assinale o que for correto.



01. Em 3, podemos observar a quelícera, uma estrutura afiada a qual participa da captura de alimento. As aranhas que inoculam a peçonha possuem um par de ferrões conectados às glândulas produtoras de veneno localizados na quelícera.

02. O corpo das aranhas está dividido em cefalotórax ou prosoma 1 e, abdome ou opistosoma 2. Apresentam quatro pares de pernas e não têm antenas.

04. O pedipalpo 4 ajuda na manipulação da presa e também atua como apêndice sensorial.

08. Na extremidade do opistosoma localiza-se uma estrutura 5 onde desembocam as glândulas produtoras de seda para confecção da teia.

Soma das alternativas corretas:

08. (UNIOESTE) Em uma viagem a Espanha, Ana foi a um típico restaurante e pediu um prato de Paella, muito tradicional na região. Gostou tanto do sabor que, ao voltar para o Brasil, resolveu fazer a receita para a sua família. Ao pesquisar na internet, encontrou a seguinte receita:

Paella tradicional – Ingredientes

– 1 kg de polvo

– 1kg de lula

– 2 kg de mexilhões

– 1/2 kg de camarão médio

– 1/2 kg de arroz

– 400 g de pimentões

– 400 g tomates

– Sal, pimenta, azeite e açafrão a gosto.

Assim, pode-se dizer que esta receita:

a) tem como ingredientes representantes dos filos Mollusca e Arthropoda.

b) tem como ingredientes apenas crustáceos e moluscos cefalópodes.

c) tem como ingredientes apenas moluscos bivalves e crustáceos.

d) tem como ingredientes moluscos gastrópodes e bivalves, além de crustáceos.

e) tem como ingredientes apenas representantes do filo Mollusca.

09. (UEM) Sobre a regulação hídrica nos animais de ambiente aquático, assinale o que for correto.

01. Quando uma solução aquosa está separada da água pura por uma membrana permeável a qualquer líquido, o valor exato da pressão que se deve aplicar sobre a solução para facilitar a osmose é denominado de pressão osmótica.

02. A pressão osmótica da água doce é superior à do sangue dos peixes, o que provoca a entrada de água e de sais no sangue por osmose.

04. Gaivotas, pinguins e tartarugas possuem, na base da cauda, glândulas de sal que secretam uma solução fraca de cloreto de sódio (NaCl).

08. Os peixes ósseos marinhos excretam a amônia (NH3) e eliminam o sal que ingerem junto com a água pelas brânquias.

16. Os anfíbios marinhos excretam ureia por meio de urina muito concentrada.

Soma das alternativas corretas:

10. (UCPel) Um artigo recente aponta a descoberta de quase 300 diferentes formas de vida oriundas da Ásia na costa leste dos EUA. Entre as espécies encontradas, mexilhões são os mais comuns, mas há também caranguejos, mariscos, anêmonas e estrelas do mar. Todas essas espécies foram introduzidas após um terremoto de força 9.1 na escala Richter que atingiu a costa do Japão em março de 2011 e provocou um forte tsunami. Além das consequências diretas do desastre natural, o tsunami foi responsável também por transportar diferentes espécies marinhas das águas japonesas para o mar dos Estados Unidos.

Carlton, J.T. et al. 2017. Tsunami-drivenrafting: Transoceanicspeciesdispersalandimplications for marine biogeography.Science, v. 357, n. 6358, set. 2017. DOI: 10.1126/science.aao1498

Sobre as espécies mencionadas podemos afirmar que:

a) os principais organismos introduzidos foram moluscos da classe Bivalvia. Os bivalves apresentam, dentre outras características, manto, corpo mole, redução extrema da cabeça e ausência de rádula.

b) os moluscos citados são representantes da classe Gastropoda. Os gastrópodes são o grupo mais abundante de moluscos e apresentam também grande diversidade de hábitos alimentares, com espécies herbívoras, carnívoras e detritívoras.

c) mariscos e mexilhões pertencem a classe Entre os cefalópodes existem representantes com concha externa, com concha interna reduzida e sem concha. Nesses animais, o pé também deu origem a outra estrutura, o funil, ou sifão, por onde o animal elimina jatos de água.

d) as estrelas do mar pertencem a classe Asteroidea. As estrelas do mar apresentam características como corpo revestido por um exoesqueleto calcário, superfície externa revestida por espinhos e um sistema ambulacral responsável pela locomoção.

e) as anêmonas são representantes da classe Anthozoa. As anêmonas, por serem cnidários, apresentam simetria radial, alternância de gerações com dois tipos de formas corporais – pólipos e medusas – e células urticantes denominadas de coanócitos.

***************************************************

GABARITO - 01 C  02C   03 E   4B 5(02+04) 6C 07  (01+02+04+08) 08A 09(08) 10A

Nenhum comentário:

Postar um comentário